sexta-feira, 30 de março de 2007

Anúncios nem tão classificados assim...


Anúncio insólito nas ruas de Luanda



Não há o que constestar no aforismo A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO. O sujeito que cunhou a frase mal sabia, coitado, o quanto estava contribuindo para elevar a dom de verdade um simples apelo pela divulgação. Outra frase que gosto muito é aquela que diz : se você pisca o olho no escuro, só você sabe que piscou. Em termos de propaganda essa é menos objetiva e dá margens a outras interpretações, estando mais ligada ao campo da comunicação em geral do que da propaganda em si.
E em meio à paisagem urbana de Luanda o cidadão depara-se com anúncios como esse acima. A princípio, o absurdo da redundância. Claro !. Ocorre que as coisas não são assim como parecem à primeira vista. E dentro de uma certa lógica o anúncio está certo. Aqui, como em Portugal a palavra "gelado" significa o mesmo que o nosso picolé. Quando queremos nos referir a uma cerveja "gelada" aqui e na terrinha diz-se "fresca". "A água está fresca". Só fica chato o sujeito sentar num bar e dizer ao garçom que quer um refrigerante. E acrescentar : "Eu gosto bem fresco".
Enfim, o que se tentou dizer no anúncio foi que ali vende-se gêlo e picolé,
Outro anúncio despertou-me a curiosidade. Claro, curandeiros são também comuns no Brasil e na Bahia. Mas ainda assim cabe o registro :

Esse mesmo Dr. Moto aparece também em outros anúncios prometendo com as mesmas técnicas e ervas curar as seguintes "doenças": "desemprego"; "busca de objetos perdidos"; "canseira e desânimo para a vida"; "trazer de volta o marido roubado por outra"; "menino que estuda, estuda e não aprende" ; "perseguição da chefia no trabalho" etc, etc, etc.
Outros anúncios :







Meio que na gozação o tabloide semanal Folha 8 - um dos jornais de oposição ao governo, aqui em Angola - reuniu alguns anúncios classificados que foram publicados originalmente em outros veículos e em épocas diferentes. Há brincadeiras, como a do anúncio de um pretenso automóvel, referindo-se aos hábitos dos novos ricos angolanos. Ter um A - 4 e desfilar com ele pela cidade é o sonho de consumo dos jovens emergentes. Mas também há críticas ferinas ao apontado "estilo de gestão". Infelizmente, o país foi considerado pela ONG Transparência Internacional vice-campeão mundial em corrupção (eu não sei qual a posição obtida pelo Brasil ...). Dizem que tem gente que até hoje não se conforma com a a segunda colocação obtida e queria pedir recontagem dos votos. Dizem até as más línguas que interesses escusos estão sendo mobilizados para, através de tráfico de influências e muita gasosa, influenciar alguns jurados a rever seus votos ... e reverter essas posições.
O certo é que em breve poderemos ter surpresas no próximo ranking !
É o que dizem...
Luanda, 30 mar 2006

Nenhum comentário: